A importância da Leitura na infância

A leitura é um processo fundamental, independente da idade, uma boa leitura é importante para nos distrair do mundo, aprimorar o vocabulário e dinamizar o raciocínio e a interpretação. Em nós adultos, já temos uma espécie de conhecimento sobre interpretações, sentimentos e nossas emoções, mas como? Através dos contos e livros que liamos quando pequenos, eram etapas fundamentais para que nós conseguíssemos associar sentimentos, mundos imaginários e ampliar nossa compreensão da realidade. Por isso que hoje vamos dedicar um post especial do blog, para enaltecer a importância de começar a leitura desde cedo, lá na infância.

Algumas pesquisas apontam que o hábito da leitura entrega inúmeras vantagens como o aumento da empatia, o fortalecimento da criatividade e redução de estresse. Além de sua praticidade, já que ler um livro com seu filho, pode ser feito em sua própria casa, ou seja, com todo o conforto que você pode ter. Tudo isso através de uma boa história, que pode ser contada através de um papel ou por uma tela de computador.

Enriquecimento do vocabulário

É através de um bom livro, que você encontra novas palavras para utilizar, e começa a compreender o formato e as normas da língua portuguesa. Com isso você aprende de forma prática e ajuda a construir uma linha lógica de pensamento auxiliando tanto nos desafios diários quanto em provas.

Uma espécie de preparação acadêmica

Com a leitura, a técnica de interpretação é gradativamente aprimorada. Com isso a comunicação também acaba se tornando um grande auxílio, além do mais a criança já vai ter o costume de ler e quando a escola exigir mais da leitura, ele ou ela vai estar preparado para o que vier.

Aprimoramento das redações

Visando o futuro, uma boa leitura proporciona uma visão diferenciada na hora de produzir uma redação, algo altamente requisitado em vestibulares. Como já dito antes, a leitura produz um melhor conhecimento linguístico, interpretativo e melhora o raciocínio. Características fundamentais para se fazer uma boa redação.

Listar todos os prós da leitura é algo mais complicado do que se pensa, são inúmeras as vantagens além de proporcionar o melhor que o entretenimento pode oferecer para as crianças. Então é muito importante que os pais incentivem desde cedo contando algumas histórias. Mostre livros que respeite a faixa-etária, deixe-os explorar as páginas por si só, tocando-as ou só observando. E tente interpretar a história, faça de coração, demonstre a relevância da história e da leitura e a criança vai ter um afeto pela leitura. O importante é criar o hábito da leitura, não importa a idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *