Blog
Faça-se Outono
26.jul.2023

Faça-se Outono

Olá leitor!

O texto tem algumas referência a biologia e ao ciclo da vida, não pretendo ser um texto científico, mas sim reflexivo

O outono é uma época única do ano, embora não possa ser muito influente e pouco visível os seus efeitos na nossa natureza austral (ao sul do globo) ela representa um momento de transição entre uma estação e outra, o outono inicia-se entre o final do verão e início do inverno. Nessa estação as folhas caem devido a baixa recepção solar, e é interessante notarmos isso em nossas vidas, pois agimos como as plantas. Na época da abundância fazemos o nosso melhor e damos tudo si pelo que queremos, porém basta uma falta de brilho, uma falta de atenção ou uma parabenização para que nós deixamos de fazer o nosso melhor, basta um simples apagão da luz da fama e do reconhecimentos para que não nos desenvolvermos como devemos..... E isso é algo brutal para nós porque ligamos o sucesso ao nosso melhor, mas não de uma forma saudável. Fazemos a ligação de dependência entre ambos. E isso é perigoso, pois isso demonstra em nós a falta de amadurecimento em relação a vida e ao enfrentamento das dificuldades propostas por ela.

Vinho, Uva, Folha, Colheita De Vinhos

Muito além de ser uma estação que as folhas caem o outono deveria ser conectado à resistência e sobrevivência, pois dentro do outono tudo é possível, e assim é a vida, muitas vezes perdemos a nossas folhas, mas não perdermos a vida, isso deveria ser o principal mensagem do outono para nossa vidas. No mundo antigo (quando se usava o latim) o significado do outono era de amadurecimento, esse período é marcado pela colheita de diversos alimentos.

No período de outono tudo (a primeira vista) é algo prejudicial à planta pois os dias são mais curtas, as noites são mais longas, o ar perde a umidade, variações de temperaturas constantes, menos chuvas, nevoeiros, geadas, tudo isso em si é algo prejudicial à planta porém ela deve gastar sua energia não pra ficar bela, mas sim para sobreviver e resistir ao tempo adverso. A capacidade de resistência vale muito mais que qualquer beleza e nós temos que incorporar essa visão de mundo e suas vidas, pois saímos do papel de vítima e assumimos o papel central em nossas vidas. Por isso eu digo faça-se outono!


Edilson Joel

Comente essa publicação