Blog
Teatro Durante A Pandemia
10.abr.2021

Teatro Durante A Pandemia

Teatro Durante A Pandemia

O teatro assim como várias outras estruturas sociais foram abaladas pelo distanciamento social, a dramaturgia já vinha sofrendo com problemas relacionados ao público e até mesmo própria estrutura interna.

Fatores existentes na sociedade atual desvalorizam e a tradição a cultura teatral; o teatro não se faz presente na educação a ponto de ser admirado, falta de apresentações nos pequenas cidades,pouco investimento público, pouco público, baixa remuneração (dos pequenos grupos), estrutura muitas vezes pendente, a cultura não valorizada pelos jovens, estes detalhes servem para a perca dos grupos teatrais e tornam as apresentações algo bastante sem valor, enquanto na verdade estas apresentações e tudo o que está envolvido em seu processo de criação é de fator importante para a construção cultural da humanidade.

Projetos Virtuais

A conservação dos grupos teatrais tem sido um grande desafio por conta dos custos que se têm por não se ter apresentações presenciais. Uma saída para enfrentamento das dificuldades e a realização dos projetos com apresentações como o 9º festival de cenas curtas de Uberlândia realizado pelo Grupontapé, o espetáculo do Menino de Lugar Nenhum - Teatro de panela e a peça Entre Alice ambas foram auxiliares pelo governo ou por parceiros, esta ajuda governamental ou independente essencial para que não se acabe esses grupos assim como a cultura.

Essas apresentações virtuais ocorrem pelos meios de comunicação dos grupos como o YouTube, e são divulgados no redes sociais, logo se trata de uma ferramenta atual útil no decorrer da pandemia por conta de facilitar o acesso as apresentações.

A utilização da tecnologia é uma ótima ferramenta para a acessibilidade do público

Período Pós Pandemia

Outro caminho para solucionar os problemas da desvalorização da cultura do teatro é implementar uma melhor abordagem da cultura e artes locais na educação escolar, tornar o acesso os espetáculos mais acessíveis as pessoas de baixa renda e maior divulgação das artes cênicas, estas são ótimas ideias para que se possa frear a desvalorização do teatro

Edilson

Comente essa publicação