Confira 3 hábitos que auxiliam na escrita

“O escritor é um homem que, mais do que qualquer outro, tem dificuldade para escrever”, disse o alemão Thomas Mann, vencedor do prêmio Nobel de literatura de 1929.

A frase é um alívio para aqueles que sofrem diante da página em branco, sem ideia do que tirar dali. As palavras, afinal, exigem suor e empenho até dos artistas mais brilhantes.

Apesar disso, fatores como a influência da tecnologia têm trazido prejuízos adicionais para a escrita do cotidiano.

Por conta do acesso desenfreado à informações a comunicação acabou sendo afetada e textos longe e elaborados acabaram perdendo espaço para os sucintos 140 caracteres para resumir toda uma informação.

Só que com a pressa sobram mensagens ambíguas e mal construídas que, por sua vez, podem levar a erros operacionais e até conflitos de entendimento da mensagem.

Felizmente, diversos métodos, técnicas e hábitos foram estudados ao longo do tempo para melhorar a qualidade dos mais diversos tipos de texto, o que resultou em uma boa quantidade de dicas que auxiliam no desenvolvimento de uma escrita melhor.

Quer saber quais métodos são esses? Confira as dicas que preparamos:

Pesquise sobre o tema que você pretende abordar

Algo importante entre os hábitos que ajudam a escrever melhor é saber o que escrever e, ainda mais que isso, se desafiar a escrever sobre novas coisas.

Quando você aceita um desafio deste tipo, dois pontos melhoram imediatamente. O primeiro é sair de sua zona de conforto, obrigando a aumentar a atenção e os cuidados com seu texto. E o segundo é desenvolver novos conhecimentos e habilidades, que nunca são demais.

Escreva sobre tudo

Outra boa dica é não apenas escrever com frequência sobre coisas simples, mas aproveitar as coisas simples para escrever de forma diferente, por outra perspectiva.

Se você prestar atenção, verá que o cotidiano abre espaço para pequenas redações o tempo todo. Não importa o formato, o importante é usar todas as oportunidades possíveis para treinar a escrita.

Peça para que outras pessoas leiam seu texto

Para muitas pessoas, pedir que alguém leia seu texto e avalie pode ser um pouco constrangedor. É importante vencer este medo: um dos hábitos que ajudam a escrever melhor é o desenvolvimento de uma relação de feedbacks honestos.

Se você quer aperfeiçoar a sua redação, é importante investir um minuto para reler o que você escreveu. Falta alguma informação? A mensagem está realmente clara? Peça para alguém que não está familiarizado com o texto, como você está, o leia e responda à essas questões.

Se você não consegue vencer o medo da avaliação pessoal, pode encontrar ajuda online, com grupos de pessoas que se conhecem apenas para a troca e a avaliação de textos alheios.

Gostou das nossas dicas? Levando-as em consideração será possível escrever qualquer tipo de texto com muito mais qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *