Dicas para ir bem no vestibular

Estamos chegando cada vez mais próximos dos vestibulares e sempre existe aquele friozinho na barriga. Então nós da Livros e mais livros vamos te auxiliar com algumas dicas para te proporcionar a melhor redação possível na Fuvest e no Enem, e quem sabe te ajudar a conseguir aquela vaga que você tanto deseja.

Cuidado com a língua portuguesa!

Primeiro vamos lembrar que a redação da Fuvest é dissertativa, então ter habilidade para manejar a língua portuguesa de forma coesa e direta é de extrema importância dentro do contexto. Lembre-se que os avaliadores precisam avaliar diversas provas, então evite aqueles malabarismos com palavras complexas e que fiquem dando voltas dentro do tema, seja o mais direto possível para uma compreensão maior dos avaliadores e quem sabe te dar aquela nota máxima. E sempre tenha cuidado com aqueles erros bobos de português, preste bastante atenção em sua gramática, ela é tão fundamental quanto um texto bem construído.

Fique longe de tirar zero!

Pode ser algo óbvio, mas sempre se certifique de ficar longe de qualquer coisa que te deixe com zero na redação da Fuvest. E quais seriam esses fatores? Bom, pode ser um desenvolvimento de um tema não requisitado, textos menores que o limite pedido pelo vestibular, um texto produzido de forma diferente do qual foi solicitado ou desenhar nas provas.

Cuidado com o tempo

É importante lembrar que você terá um tempo máximo para realizar a prova, geralmente é de 5 horas na Fuvest. Então fique ligado porque cada segundo importa. Tente organizar da melhor maneira o tempo em que você vai dedicar-se dentro do pedido. Lembre-se que a redação vai te dar uma boa dor de cabeça, necessitando queimar alguns neurônios. Quando estiver treinando, utilize um relógio e cronometre seu tempo e com o tempo vai tentando diminui-lo, isso vai te deixar preparado para quando a hora chegar. Tente fazer a redação entre uma hora ou no máximo uma hora e meia.

O mais importante de todos é ter calma. Quando chegar o momento esteja bem hidratado, uma boa preparação tanto física quanto mental vai te auxiliar a fazer uma redação de ponta. Então evite o pânico, lembre-se do que você fez para chegar ali e faça o seu melhor. Espero que tenha ajudado, caso queira saber mais do universo da literatura é só acompanhar nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *